Fundo branco:
- Use tochas com panela para iluminar o fundo (gostamos de usar duas tochas para deixar o fundo mais uniforme, mas se você tiver uma tocha para o fundo também funciona).
- Se observar que está tendo “retorno” (quando a luz do fundo invade as formas do modelo ou objeto fotografado), use rebatedores como mostra a imagem.
- Lembre que para ter fundo branco a diferença de leitura de luz entre a pessoa ou objeto fotografado e o fundo deve ser de pelo menos 2 pontos. Por exemplo: se a leitura no objeto deu f 8.0, o fundo deve dar pelo menos f 16.
resultado:
Fundo cinza
- Quanto mais distante o modelo ou objeto estiver do fundo mais escuro ele ficará.
- Se você não tiver muito recuo e a luz principal ficar muito próxima ao fundo, você terá um cinza bem clarinho. Para evitar essa situação posicione a tocha mais lateralmente ou use uma tapadeira para impedir que a luz vá diretamente para o fundo.
Resultado:
Fundo cinza com circulo central
- Você pode usar snoot ou panela pequena com colméia para fazer esse tipo de iluminação. Nós preferimos usar snoot porque a luz fica mais concentrada.
- Com a luz de modelagem ligada posicione o feixe de luz. Para isso a tocha pode estar escondida atrás do modelo ou fora fora do quadro.
Resultado
Fundo colorido
- Coloque filtro colorido ou papel celofane nas panelas que irão iluminar o fundo (gostamos de usar duas tochas para deixar o fundo mais uniforme, mas se você tiver uma tocha para o fundo também funciona)
- Proteja as tochas com rebatedores, para que a luz colorida fique apenas no fundo.
- Deixe o modelo ou objeto afastado do fundo e a luz posicionada lateralmente para que a luz principal não interfira na luz do fundo. Se você não tiver muito recuo para posicionar o modelo, ou se mesmo afastando bastante o fundo não ficar tingido, coloque uma tapadeira para ter certeza que a luz principal não está interferindo na luz do fundo.
Resultado:
fundo e modelo ou objetos coloridos
- Use filtro ou papel celofane na sua luz principal. Se estiver usando um hazy por exemplo, abra-o e coloque o filtro ou celofane dentro dele.
Resultado
(Obs: Usamos sempre hazy como luz principal nos diagramas apenas como forma de representação de como posicionamos a luz principal, use o modificador que achar mais adequado para a cena.)
(fonte: http://www.2salgueiros.com/blog/?p=5355 3 de junho de 2012)
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