domingo, 11 de março de 2012

Nadar


Gaspar Félix Tournachon (Nadar)




Gaspar Félix Tournachon (1820, 1910), conhecido como Nadar, foi um jornalista, caricaturista e importante fotógrafo do fim do século IX.
Nadar foi membro da Sociedade Francesa de Fotografia, se tornou muito famoso, na época, por suas imagens. O fotógrafo cobrava bastante caro por seus serviços e fotografou quase todas as personalidades de Paris.
Seu feito mais notável foi a realização da primeira foto aérea da história. Nadar sobrevoou Paris com um balão, a idéia era usar a fotografia para fins cartográficos. A paixão pelo ar era tão grande que, ele e Julio Verne, fundaram a A Sociedade para o Encorajamento da Locomoção Aérea por Maquinas mais pesadas que o Ar, com Nadar como presidente e Verne como secretário.
Depois de ver Paris pelo alto, Nadar resolveu conhecê-la por baixo, foi fotografar as catacumbas e esgotos da cidade, o problema, é que no subterrâneo não tem luz, pra resolver esse problema, o fotógrafo utilizou luzes de magnésio e foi o primeiro a fotografar com luz artificial, surgia aí o embrião do que seriam os modernos flashes.
Inspirado por Verne, Nadar construiu um balão com espaço para 80 pessoas, o batizou do “O Gigante”. O primeiro vôo desse balão aconteceu na Bélgica, na ocasião, o fotógrafo achou que o público estava próximo demais do balão e achou que fosse mais seguro que ficassem afastados. Dessa forma, pediu para polícia fazer um cordão de isolamento. Na Bélgica os cordões de isolamento são conhecidos até hoje como “barreiras de Nadar”.
O fotógrafo era um homem extravagante, mandou pintar toda a fachada de seu estúdio de vermelho e colocou um painel de mais de 15 metros com o seu nome. O local se tornou um ponto de encontro da classe artística e intelectual de Paris.
Em 1874, o estúdio serviu de galeria para abrigar as primeiras obras impressionistas da época. Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Edgar Degas foram alguns dos pintores que expuseram seus trabalhos na ocasião. A pintura impressionista ainda não era bem vista pela crítica e a sociedade da época, os impressionistas foram rejeitados pelo Salão de Paris. A exposição foi um marco para que essa realidade fosse mudada.
A obra de Nadar é composta basicamente por retratos da sociedade parisiense, ele fotografou quase todas as pessoas importantes da época. A luz é bem trabalhada, sempre suave. A estética é, a meu ver, um pré-pictorialismo (que viria a seguir), talvez por ser influenciado por seus amigos impressionistas.
Sarah Bernhardt, atris

Bailarina com um ovo (?)

Franz Liszt

Nadar em entrevista (auto retrato)

Catacumbas de Paris

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