Hoje estamos acostumados com diferentes noções de beleza, sendo ela a abstração da forma, da cor, etc. Mas antes do século XVIII a situação era bem diferente, isto é, no ocidente. Embora cada época e pintor tivesse suas peculiaridades os princípios herdados eram sempre os mesmos. Obviamente a pintura rococó representou um certo desvio da elevada seriedade exemplificada na obra de Rafael e pregada pelas academias desde o inicio do século XVI, mas de nenhum modo desviava desse idealismo.
Anjos - Rafael Sanzio
Porem com a invenção e popularização da fotografia a pintura foi perdendo seu espaço pela falta de praticidade e demora de realização. Então alguns artistas resolveram expor ao mundo o que a fotografia não podia captar: Cores , a incidência da luz e formas rápidas que os obturadores da época não conseguiam "paralisar". O nome dessa vertente é Impressionismo, que surgiu na França na metade do século XIX.
Turner, um dos percursores do impressionismo pelo seus estudos de luz e suas incidências de maneira mais natural possível.
Os autores impressionistas deixaram de se preocupar com os antigos ideais acadêmicos, deixaram de retratar temas nobres ou totalmente fieis a realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento eram o elemento principal da pintura impressionista, geralmente realizada ao ar livre para que os pintores conseguissem captar melhor as variações de cores da natureza.
As principais características são:
- A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol
- é também, com isto, uma pintura instantânea (captação o momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;
- as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor;
- as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;
- os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo;
- as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;
- preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto;
- Valorização de decomposição das cores;
Um ótimo exemplo das caracteristias a cima é : O Lago das Ninfeias de Monet.
A primeira exposição impressionista aconteceu no Salon des Refusés (Salão dos Recusados, em francês) lá foram expostas as obras de arte recusadas no salão oficial, que era destinado aos artistas membros da Real Academia Francesa de Pintura e Escultura. O salão pertencia a um famoso fotografo da época Felix Nadar, que em abril de 1874 cedeu o local para Monet, Renoir, Pissaro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Degas numa altura em que o impressionismo não era bem recebido pela critica, o que possibilitou a esses pintores apresentarem a primeira exposição sem ser no Salon des Refusés.
Renoir
Monet
Degas
Degas
Pissarro
Sisley
Morisot
Mary Cassat
Eliseu Visconti
(Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salon_des_Refusés
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo
http://www.brasilescola.com/artes/impressionismo.htm
http://impressionismonobrasil.blogspot.com.br
Coleção grandes mestres abril
Coleção grandes mestres abril
O mundo da arte - enciclopédia dia 05/09/2013)
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