domingo, 1 de setembro de 2013

Fauvismo


O fauvismo (do francês - les fauves ' as feras') foi um movimento artístico de vanguarda  aliado a pintura do inicio do século XX, que recebeu influências de Van Gogh, através de seu emocionalismo e ardor passional pelas cores exacerbadas, e de Gauguin, com seu primitivismo e visão elementar da natureza

Características históricas

Belle Epoque (1871- 1914) a Europa se encontra em seu ápice cultural com a invenção da fotografia, do cinema, o telefone, a bicicleta, o automovel, o avião, etc!
O campo da criação artística é atingido fortemente pela revolução industrial, agora o trabalho deixa de ser totalmente manual e começa a ter determinadas peças fabricadas. Além disso, com a difusão do capitalismo e a ascensão da burguesia, o artista se tornou senhor de seu projeto criativo, ou seja, não necessitava exatamente da encomenda de um quadro como era no renascentismo, por exemplo.
A revolução teve um impacto tão grande que a velocidade de vida mudou, aumentou drasticamente, seria quase impossivel adotas os canones artisticos anteriores, pois neste meio já não é permitido o estudo profundo, é necessário ingressar na corrida artistica. 

Louis Vauxcelles- Salão de outono


O Salão de Outono – Salon d’automne – é uma exposição de arte parisiense realizada desde 1903, tem como intuito a divulgação de jovens artistas. Foi no Salão de Outono de 1905 que alguns jovens pintores expuseram ao público a estética fauvista. Entre eles Henri Matisse, Derain, Vlaminck, Henri-Charles Manguin, Charles Camoin e Albert Marquet.
Os criticos competiam tentando encaixar essa homogeneidade do fovismo em uma definição. O que prevaleceu foi a ironia que Vauxcelles, um critico de arte, cunhou nas páginas do suplemento Gil Blas no dia 17 de outubro de 1905. Dirigindo-se a um hipotético visitante da sala fovista, o critico escreveu: " A sala iluminada dos ultrajantes, dos revolucionários, dos quais é bom decifrar direito as intenções, deixando aos maldosos e aos tolos o direito de rir (...). No centro da sala, há um busto infantil e um busto de mármore de Albert Marquet, esculpidos com delicadeza. O candor desses dois bustos surpreende no meio dessa orgia de tons puros: Donatello entre as feras (Donatello chez le fauves)". E dai surgiu o nome Fauvismo.
Hoje a leitura desse trecho e a cristalização do termo fauvismo marcaram um pouco do sarcasmo com o qual o critico percorreu as salas da exposição. De matisse, incontestável líder do grupo, Vauxcelles reconhecia a "coragem", mas deplorava o destido da "virgem cristã dedicada ao martírio entre as feras do circo". Sentia a paixão de sua pesquisa baseada na cor, mas lamentava o contraste entre a " vibração cromática e a desintegração da forma". Vauxcelles, apesar do veneno, estava sozinho nessa visão ambígua em relação ao novo grupo de pintores- porque o resto da critica os atacou sem piedade.



Características:

  • Cores puras
  • Formas simples
  • Temas leves sem intenção critica
  • A criação artistica não possui ligações com o intelecto ou sentimentos
  • Criar é considerar os impulsos dos instintos e das sensações primárias
Principais artistas


Portrait of Matisse - Andre Derain 
(retrato de Matisse feito por Derain)










André Derain

André  Derain




(retrato de Derain feito por Matisse a direita e por Vlaminck a esquerda)





 

Vlaminck








Raoul Dufy

dufy.1248670552.jpgDufy, Raoul - The Artist - Fauvism - Watercolour - Portrait
(auto-retrato)












(Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauvismo
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/relacao-historia-arte-548734.shtml
http://abstracaocoletiva.com.br/2013/03/14/salao-de-outono/
Abril coleção - Grandes Mestres- Matise
entre dia 30/08/2013 e dia 01/09/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Cinema (17) Escritos (21) Fotografia (26) Músicas (19) Poetizando (17) Sites (8)