terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Fotos centenárias de expedição são descobertas em cabana no Pólo Sul

Uma parte da história de exploradores do Pólo Sul foi resgatada por uma equipe neozelandesa, que encontrou uma série de fotografias centenárias preservadas numa cabana na Antártida.
Essa cabana, que fica na região da Ilha Ross, foi usada como abrigo pelo britânico Robert Scott, entre 1911 e 1912, quando ele tentava ser o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul. Por um mês, ele perdeu a corrida para o norueguês Roald Amundsen, mas esse era só o começo. Cerca de dois anos depois, o colega Ernest Shackleton tentou cruzar o continente, mas uma série de problemas na expedição impediu que o objetivo fosse concretizado. A cabana, porém, mais uma vez serviu de abrigo e salvou uma parte da equipe de morrerem de frio e de fome.






Durante esse tempo, eles acabaram deixando para trás uma caixa de negativos com fotos da expedição, além de uma imagem histórica do cientista-chefe da missão. São mais de vinte imagens registradas com nitrato de celulose, o que fez com que elas grudassem umas nas outras com o passar dos anos. Depois de um trabalho cuidadoso de restauração, os negativos foram escaneados, e convertidos em imagens positivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Cinema (17) Escritos (21) Fotografia (26) Músicas (19) Poetizando (17) Sites (8)