Seu pai Antonio Boldini era um pintor e restaurador, no período de 1844 à 1846 faz ilustrações para a vida de artistas, como por exemplo para o poeta Girolamo Baruffaldi. Neste mesmo período um rico parente advogado morre e deixa parte de suas posses para a família de Boldini. No ano seguinte eles se mudam para a casa do falecido, e em 1850 Giovanni começa a frequentar a escola.
Sob orientação do seu pai, Boldini começa a se interessar por pinturas, e não demora para que largue a escola para se dedicar ao desenho em tempo integral.
Com quatorze anos pinta um retrato de sua irma, Beatrice, e é nessa época que começa a frequentar a escola de Gary e Jerome Domenech.
Em 1859, faz uma copia do quadro de Rafael "Madonna of the chair".
(PS: Essa versão é provavelmente do Rafael.)
No ano seguinte a pintura, se apaixona perdidamente por Julia, irmã da noiva de um amigo, porem, a mesma está noiva, e se casará no próximo ano com Bologna Cesare Gualandi.
Em 1861 é isento do serviço militar, pois tinha apenas 1,54 metros de altura, um centímetro abaixo da exigência.
Com algum dinheiro deixado pelo tio avô advogado, ele consegue se mudar para Florença, a onde faz amizade com Michele Gordigiane (filha de um musicista) , Cristiano Banti (pintor) e Telemaco Signorini (pintor )Na companhia dos mesmos ele participou do Café e Caffè Doney Michellangelo na Via Tornabuoni.
Se mudou para Londres, a onde fez diversos trabalhos para a nobreza e ganhou o apelido " Little italian" (pequeno italiano)
Vai a Paris, para a Exposição Universal de 1867, quando conhece Degas, Manet,Sisley, Caillebotte, admirando sobretudo as obras de Corot. Três anos mais tarde, faz uma estada em Londres, fundamental pelo estudo de grandes retratistas e caricaturistas ingleses do século XVIII, de Gainsborough a Hogarth.
Com a derrota da Comuna em 1871, Boldini retorna a Paris, desta vez para se fixar na cidade que se apresta a viver seu mais glorioso período mundano. O marchand Goupil compra obras suas no gênero anedótico de Meissonnier e Fortuny, onde se percebe um diálogo estético com a produção de Watteau e Fragonard.
Na década de 1880, é de se sublinhar seu encontro decisivo com Frans Hals, graças a uma viagem à Holanda em 1875, onde nasce sua paixão pelas diversas tonalidades negras e pelos chumbos profundos. É desta década o célebre retrato a pastel de Verdi, que confirma a importância para sua obra da grande amizade com Degas.
A década de 1890 assiste ao nascimento de outra obra-prima do artista, o Retrato do Conde de Montesquiou (Centro Georges Pompidou, Paris), enquanto sua atividade como retratista leva-o a Nova Iorque, solicitado pelos Vanderbilt, pelos Whitney e outros. Os anos finais da atividade de Boldini são prejudicados por problemas de saúde e principalmente por um progressivo enfraquecimento da vista.
(Le Comte Robert de Montesquiou)
(Princess Marthe Bibesco)
(Verdi)
(passeio matinal)
(Beatrice Susanne)
(fonte: http://giovanniboldini.net/Giovanni_Boldini/Boldini_Biography.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Boldini
http://en.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Boldini)
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