terça-feira, 17 de abril de 2012

Expressionismo alemão

17 de abril de 2012 - aproximadamente 10 horas da manha


                                          

expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 1920, que caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.
Pedro Monteiro, que mostra as origens e anseios do movimento:[1]

"O expressionismo, nascido na Alemanha no final do século XIX, é maior que a idéia de um movimento de arte, e antes de tudo, uma negação ao mundo burguês. Seu surgimento contribuiu para refletir posições contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através de obras que combatiam a razão com a fantasia. Influenciados pela filosofia de Nietzsche e pela teoria do inconsciente de Freud, os artistas alemães do início do século fizeram a arte ultrapassar os limites da realidade, tornando-se expressão pura da subjetividade psicológica e emocional."
O Expressionismo,cuja origem podemos remontar a fortes evidências em Van Gogh.[2] O expressionismo alemão,que se estendeu por quase todas as artes como o cinema, a pintura e caracteriza-se pela distorção da imagem(uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural ),do retorno ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo moderno pregador do trabalho mecânico.As vibrantes e alucinógenas pinturas expressam um desligamento com o real , a prioridade do "eu" e sua visão pessoal do mundo

Tal identidade de uma arte de crise se intensifica ao coincidir com a instalação da frágil República de Weimar após uma catastrófica guerra perdida e um humilhante Tratado de Versalhes que arruinou a nação alemã,o que contribuiu para, então, não só formar uma nova proposta de postura estética mas também uma moral de enfrentamento das autoridades (foi por essa razão que os nazistas consideraram o expressionismo uma arte decadente). O Nazismo e a própria Segunda Guerra Mundial veio a destruir muitas destas obras
.

Cinema
As primeiras pesquisas estéticas do cinema expressionista aconteceram na Dinamarca, nas primeiras décadas do século XX. Nessa época, muitos cineastas deste país abordaram em suas obras o tema da angústia, da loucura e outros mais místicos, envolvendo bruxaria. Nas cenas de alucinação eram exigidos certos efeitos, cuja realização obrigava os cineastas a recorrerem a técnicas fotográficas novas, bem como a cenários simplificados que permitissem o jogo de luzes sobre ângulos vivos e volumes claros.
Na Alemanha, o filme O estudante de Praga (1913), protagonizados pelo ator teatral Paul Wegener (1874-1948), foi inspirado nessas produções dinamarquesas, tendo sido o primeiro filme alemão a ser vendido para o mercado externo. Foi realizado pelo diretor sueco Stellan Rye (1880-1914) e produzido pela Union Film (depois Decla Bioscop), reunindo diversos temas da literatura fantástica, como o pacto do diabo de Fausto, a corrupção da imagem de Dorian Gray e a idéia do duplo dos contos de Edgar Allan Poe e E. T. A. Hoffmann.


'1. “ O doente não é mais aquele indivíduo que sofre, mas converte-se na própria doença...”(Kasimir Edschmid) Contra a arte superficial, epidérmica (impressionismo). Quer ir ao centro, aprofundar-se, pressionar a realidade. Daí surge a deformação típica do impressionismo alemão (com origem em Van Gogh e Munch). Influenciado também pelo niilismo de Nietzsche. E até por Freud. A Mãe Morta , Edvard Munch, 1893 , Óleo s/ tela, 73x94,5 cm. Munch-museet, Oslo Expressionismo

                                                                                                                                                                     
Robert Wiene

Robert Wiene nasceu na antiga Breslau (na época, parte da Alemanha, sendo hoje Wrocław, na Polônia), filho do famoso ator de teatro Carl Wiene. Seu irmão mais novo, Conrad Wiene também se tornou ator, mas Robert inicialmente estudou Direito na Universidade de Berlim. Desde 1908 Robert também esteve atuando, primeiramente com pequenas participações no palco. Sua primeira investida no cinema foi em 1912 com seu roteiro para Die Waffen der Jugend.

Como diretor
Genuine (1920)
Raskownikow (1923)
I.N.R.I. (1923)
Orlacs Hände (1924).
Der Rosenkavalier (1926).
Der Liebesexpress (1931);
One Night In Venice (1934).
Ultimatum (1938)
.
                          o gabinete do doutor caligari.

                                                                                                                                                                     

Friedrich Wilhelm Murnau
Friedrich Wilhelm Murnau, ou simplesmente F. W. Murnau (Bielefeld28 de dezembro de 1888 — Santa Barbara11 de março de 1931), foi um dos mais importantes realizadores do cinema mudo, do cinema expressionista alemão e do movimento Kammerspiel.*
Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens (Nosferatu, Uma Sinfonia de Horrores), de 1922, uma adaptação pessoal da novela Dracula, de Bram Stoker, é o filme mais conhecido da sua obra (em boa parte perdida) juntamente com Der letzte Mann( the last laught), de 1924 e Faust de 1926.
Em 1926, emigrou para Hollywood, onde antes de morrer realizaria o aclamado Sunrise (PT: Aurora) de 1927. O seu último filme Tabu (co-realização com Robert Flaherty) foi filmado nos mares do sul, longe dos grandes estúdios e estreado postumamente. É considerado hoje em dia um filme de culto e marca uma quebra com a estética dos seus filmes anteriores. 
filmografia:

Produções Alemãs

[editar]Produções Americanas

 
Nosferatu
                           http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Wilhelm_Murnau
                                                                                                                                         
*Kammerspiel- consiste em um movimento do Cinema alemão que ocorreu na década de 1920. É característico deste movimento o pouco uso de diálogos e o foco na personalidade dos personagens.
As principais características do Kammerspiel são: - Filmes com estética mais realista. Roteiros com poucos diálogos. - Ao contrário do caligarismo, privilegia cenários mais realistas, mas sem abandonar aspéctos subjetivos em sua concepção. - Ilumninação sofisticada e movimentação de câmera mais rebuscada.
São exemplos de filmes com a tendência Kammerspiel: "A Última Gargalhada" (1924) e "A caixa de Pandora" (1929) e dentre os diretores que fizeram parte deste movimento, destacam-se o Friedrich Wilhelm Murnau, Carl Mayer e o Georg Wilhelm Pabst.

faust




Carl Mayer 
(o proprio)

(20 de Novembro de 1894, Graz, Áustria - 01 de julho de 1944, Londres ) foi um austríaco roteirista que escreveu ou co-escreveu os roteiros de O Gabinete do Dr. Caligari (1920), O Castelo Assombrado(1921), Der Letzte Mann ( the last laugh) (1924), Tartufo (1926), Sunrise (1927) e 4 Devils (1928), nos últimos cinco filmes dirigido por FW Murnau .
 O Gabinete do doutor Caligari levou Mayer a trabalhar com muitos diretores principais da Alemanha. Ele trabalhou com FW Murnau em Der Letzte Mann (1924, conhecida como A Última Gargalhada no mundo de fala Inglês) na Alemanha, e ele também escreveu o cenário para Sunrise Murnau (1927), feita durante a estadia de Murnau em Hollywood . Mayer também co-escreveu Berlim: Sinfonia de uma Metrópole (1927) com Karl Freund e Walter Ruttmann .
Pouco depois de trabalhar com Béla Balázs sobre o roteiro de Das Blaue Licht (1932), que foi dirigido por Leni Riefenstahl , Mayer se mudou para Londres em 1933 para escapar do nazismo regime. Ser um judeu , bem como um pacifista , ele teve que fugir da Alemanha quando os nazistas chegaram ao poder. Em Londres, trabalhou como consultor para a indústria do cinema britânico, e tornou-se amigo de figuras de cinema britânicos, como diretor e roteirista Paul Rotha .
Em 1942, Mayer foi diagnosticado com câncer. Perto do fim da sua vida, ele queria fazer um documentário em Londres, mas devido ao sentimento anti-alemão e condições econômicas difíceis, ele foi incapaz de encontrar um produtor. Sua doença foi tratado de uma forma inepto devido às condições de guerra e morreu em 1 de julho de 1944, pobre e quase esquecido, tendo apenas 23 libras em dinheiro e dois livros. Ele foi enterrado no cemitério de Highgate, em Londres, e seu epitáfio lê "Pioneira na arte do cinema. Erguido por seus amigos e colegas de trabalho". A cidade de Graz nomeou um prêmio depois dele. [1]

Filmografia

Die Frau im Käfig (Guter/Kobe, 1919) 
Das Kabinett des Doktor Caligari / The Cabinet of Dr. Caligari (Wiene, 1920) Eureka (R2) Kino (R1) 
Johannes Goth (Gerhardt, 1920) 
Der Bucklige und die Tänzerin / The Hunchback and the Dancer (Murnau, 1920) 
Genuine: Die Tragödie eines seltsamen Hauses / Genuine: A Tale of a Vampire (Wiene, 1920) 
Der Dummkopf / The Idiot (Pick, 1921) 
Verlogene Moral / Brandherd / Torgus (Kobe, 1921) 
Der Gang in die Nacht / Journey Into the Night (Murnau, 1921) 
Schloss Vogelöd / The Haunted Castle (Murnau, 1921) 
Scherben / Shattered (Pick, 1921) 
Grausige Nächte (Pick, 1921) 
Die Hintertreppe / Backstairs (Jessner/Leni, 1921) 
Danton (Buchowetzki, 1921) 
Vanina oder Die Galgenhochzeit / Vanina Vanini (von Gerlach, 1922) 
Erdgeist / Earth Spirit (Jessner, 1923) 
Der Puppenmacher von Kiang-Ning / Tragikomödie (Wiene, 1923) 
Die Strasse / The Street (Grune, 1923) 
Sylvester: Tragödie einer Nacht / New Year's Eve (Pick, 1924) 
Der letzte Mann / The Last Laugh (Murnau, 1924) Kino (R1) MoC (R2) Ufa (R2) 
Tartüff / Tartuffe (Murnau, 1926) Kino (R1) MoC (R2) Ufa (R2) 
Berlin, Die Sinfonie einer Grossstadt / Berlin—Symphony of a Big City (Ruttmann, 1927) Image OOP (R0) 
Sunrise (Murnau, 1927) Fox OOP (R1) MoC (R2) Ufa (R2) 
Four Devils (Murnau, 1929) 
Fräulein Else (Czinner, 1929) 
Die letzte Kompagnie / Thirteen Men and a Girl (Bernhardt, 1930) 
Stürme über dem Montblanc / Avalanche (Fanck, 1930) VZ-Handelsgesellschaft (R2) 
Ariane (Czinner, 1931) 
Der Mann, der den Mord beging / The Man Who Committed the Murder (Bernhardt, 1931) 
Das blaue Licht / The Blue Light (Riefenstahl, 1932) Kinowelt (R2) Pathfinder (R1) 
Mélo / The Dreamy Mouth (Czinner, 1932) 
Emil und die Detektive / Emil and the Detectives (1931, Gerhard Lamprecht) Ufa (R2) 
Der träumende Mund / Dreaming Lips (Czinner, 1931) 
As You Like It (Czinner, 1936) DDHE (R2) Image OOP (R1) 
Dreaming Lips (Czinner, 1937) (English language remake) 
Pygmalion (Asquith/Howard, 1938) Criterion (R1) Second Sight (R2) 
The Fourth Estate (Rotha, 1940) 
Major Barbara (Pascal, 1941) Second Sight (R2) 
World of Plenty (Rotha, 1943) 


                                                                                                                                                                     

Georg Wilhelm Pabst.
-
Georg Wilhelm Pabst (25 de agosto de 1885 - 29 de Maio de 1967) foi um austríaco diretor de cinema .
Pabst nasceu em Raudnitz , Bohemia , Áustria-Hungria (hoje Roudnice nad Labem , República Checa ), o filho de um funcionário da ferrovia.
Voltando do Estados Unidos , ele estava na França quando a Primeira Guerra Mundial começou. Ele foi internado há perto de Brest até 1919.
Alguns de seus filmes mais famosos dizem respeito a situação das mulheres na sociedade alemã, incluindo a Rua Joyless (1925) com Greta Garbo e Asta Nielsen , einer Seele Geheimnisse (1926) com Lili DamitaOs Amores de Jeanne Ney (1927), com Brigitte Helm , a Caixa de Pandora (1928) e Diário de uma Garota Perdida (1929), os dois últimos, estrelado por atriz americana Louise Brooks . Ele também co-dirigiu comArnold Fanck uma montanha filme intitulado O Inferno Branco de Pitz Palu (1929), estrelado por Leni Riefenstahl .
Após a entrada de som que fez uma trilogia de filmes que asseguraram a sua reputação: Westfront 1918 (1,93 mil), A Ópera dos Três Vinténs (1931) com Lotte Lenya (baseado no Bertolt Brecht e Kurt Weill musical), e Kameradschaft (1931). Pabst também filmou três versões de Pierre Benoit o romance L'Atlantide em 1932, em Alemão, Inglês e Francês, intitulado Die Herrin von Atlantis, The Mistress of Atlantis, e L'Atlantide,respectivamente. Em 1933, Pabst dirigido Don Quixote, mais uma vez em Alemão, Inglês e as versões francesas.
Depois de fazer um herói moderno (1934) em os EUA e Docteur Mademoiselle (1936) na França, Pabst voltou para a Áustria ea Alemanha em 1938 para cuidar dos negócios da família, ele alegou mais tarde. Ele fez dois filmes durante a Segunda Guerra Mundial para a Alemanha nazista, sob a direção de Joseph Goebbels, Komödianten (1941) e Paracelso (1943).
Em 1953, Pabst dirigiu quatro ópera produções na Itália: La forza del destino para o Maggio Musicale Fiorentino , em Florença (conduzida por Dimitri Mitropoulos , o elenco incluía Renata Tebaldi , Fedora Barbieri ,Mario del Monaco , Aldo Protti , Cesare Siepi ), e um semanas depois, para a Arena di Verona Festival , um espetacular Aïda , com Maria Callas no papel-título (conduzida por Tullio Serafin , com del Monaco), Il Trovatore e novamente La forza del destino. [1]
Pabst morreu em Viena , Áustria . [2] Ele foi enterrado no Zentralfriedhof em Viena.
Filmografia



a caixa de pandora


___________________________________________________________________________________________


Fritz Lang

Friedrich Anton Christian Lang, conhecido como Fritz Lang (Viena5 de Dezembro de 1890 – Los Angeles2 de Agosto de 1976) foi um cineasta, realizador, argumentista e produtornascido na Áustria, mas que dividiu sua carreira entre a Alemanha e Hollywood. 


Os primeiros anos
Considerado como um dos mais famosos nomes da escola do expressionismo alemãoFritz Lang nasceu em Viena, na Áustria, filho de um engenheiro civil, que desejava que o filho seguisse a mesma carreira. Aos 21 anos mudou-se paraMunique (1911), onde estudou pintura e escultura.
Fez numerosas viagens (África do NortePróximo OrienteChinaJapão…) que lhe desenvolveram o gosto pelos ambientes exóticos que magistralmente reatratou nos seus filmes.[1] De regresso à Alemanha, participou na Primeira Guerra Mundial e foi gravemente ferido, tendo perdido um olho. No hospital, onde permaneceu longo tempo, começou a escrever roteiros para Joe May os quais eram dotados de um forte grafismo, no campo do fantástico e do demoníaco. O êxito desses argumentos levou a que fosse convidado para realizar filmes.

A fase expressionista
A efervescência cultural, política e social da Berlim do pós-guerra, se reflete nas suas primeiras obras. Em 1919 estreou na direção com um filme chamado Halbblut, que se encontra perdido, acerca do qual se sabe muito pouco. Alcançou o primeiro sucesso com Os Espiões, do mesmo ano de sua estréia.
Em 1921 casou-se com a roteirista Thea Von Harbou, que escreveu os argumentos de quase todos os filmes desta primeira fase da carreira. As películas que Lang dirigiu ainda na fase do cinema mudo ficariam para a história como alguns dos maiores expoentes do expressionismo alemão:

Lang (dir.) faz a direção de cena.
  • Der Müde Tod (1921) - variação onírica sobre a morte e o amor, em que o exotismo se alia com a meditação sobre o sentido da vida e da morte;

  • Dr. Mabuse, der Spieler (1922) - o primeiro filme negro, uma obra construída sob a influência das descobertas da psicanálise e dos estudos da esquizofrenia;
  • Die Nibelungen (1924) - um filme sobre o fantástico mitológico, com as suas estruturas admiravelmente equilibradas;
  • Metropolis (1927) - obra sobre a relação entre as máquinas e os trabalhadores nas grandes cidades, com ênfase pro sentimento de humanidade perdido no processo. Um de seus maiores trabalhos;
  • Spione (1928) - a luta contra uma organização misteriosa e implacável;
  • M (1931) - uma das obras mais lendárias e um dos expoentes máximos da sua carreira.[2][3]

  • O casal foi convidado por Adolf Hitler, por intermédio do Ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, para produzir filmes para o Partido Nazista. Hitler era fã de cinema, e conta a lenda que a sua decisão de convidar Lang surgiu após ter assistido ao clássico Metropolis. Enquanto que Thea aceitou a função, Lang fugiu para Paris, onde chegou a produzir filmes antinazistas. Em 1934, depois de se ter divorciado de Thea, emigrou para os Estados Unidos da América.

    Filmografia

  • 1959 - Journey to the Lost City
  • 1959 - Das Indische Grabmal (O túmulo índio)
  • 1959 - Der Tiger von Eschnapur (O tigre de Eschnapur)
  • 1956 - Beyond a Reasonable Doubt (A verdade e o medo)
  • 1956 - While the City Sleeps (Cidade das trevas)
  • 1955 - Moonfleet (O Tesouro do Barba Ruiva)
  • 1954 - Human Desire (Desejo Humano)
  • 1953 - The Big Heat (br: Os Corruptos / pt: Corrupção)
  • 1953 - The Blue Gardenia
  • 1952 - Clash by Night (Conflito nocturno)
  • 1952 - Rancho Notorious (br: O Diabo Feito Mulher / pt: O Rancho das paixões)
  • 1950 - American Guerrilla in the Philippines
  • 1950 - House by the River (A casa à beira do rio)
  • 1948 - Secret Beyond the Door... (br: O Segredo da porta cerrada / pt: O segredo da porta fechada))
  • 1946 - Cloak and Dagger
  • 1945 - Scarlet Street (Almas Perversas)
  • 1945 - The Woman in the Window (br: Um Retrato de Mulher / pt: Suprema decisão)
  • 1944 - Ministry of Fear (Feras Humanas)
  • 1943 - Hangmen Also Die (Os carrascos também morrem)
  • 1941 - Man Hunt (O Homem que quis matar Hitler)
  • 1941 - Western Union (Os Conquistadores)
  • 1940 - The Return of Frank James (A volta de Frank James)
  • 1938 - You and Me (Casamento Proibido)
  • 1937 - You Only Live Once (br: Vive-se uma só vez / pt: Só vivemos uma vez)
  • 1936 - Fury (Fúria)
  • 1934 - Liliom (Coração de Apache)
  • 1933 - Das Testament des Dr. Mabuse (O testamento do Dr. Mabuse)
  • 1931 - M - Eine Stadt sucht einen Mörder (br: M, o vampiro de Dusseldorf / pt: M - Matou)
  • 1929 - Frau im Mond (A Mulher na Lua)
  • 1928 - Spione (Os Espiões)
  • 1927 - Metropolis
  • 1924 - Die Nibelungen: Kriemhilds Rache (Os Nibelungos - a Vingança de Kriemhilds)
  • 1924 - Die Nibelungen: Siegfried (Os Nibelungos - A Morte de Siegfried)
  • 1922 - Dr. Mabuse, der Spieler (Dr. Mabuse, o Jogador)
  • 1921 - Vier um die Frau
  • 1921 - Der Müde Tod (A Morte Cansada ou As três luzes)
  • 1920 - Das Wandernde Bild
  • 1920 - Die Spinnen, 2. Teil: Das Brillantenschiff (As Aranhas, parte 2 - O barco dos brilhantes)
  • 1919 - Die Pest in Florenz
  • 1919 - Harakiri
  • 1919 - Die Spinnen, 1. Teil: Die Der Goldene See (As Aranhas, parte 1 - O lago dourado)
  • 1919 - Der Har der Liebe
  • 1919 - Halbblut


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Marcadores

    Cinema (17) Escritos (21) Fotografia (26) Músicas (19) Poetizando (17) Sites (8)