Tenho que admitir que essa é a melhor série educativa do universo. É super foda, comédia pura, a parte horrível da história que ninguém te conta e as partes que você já sabe, sátira. risosrisosbrbr
Show de bola
Tai o primeiro episodio:
É bom lembrar que a série foi baseada em livros do escritor Terry Deary, com o mesmo nome.Em português (como sempre) o nome foi traduzido e ficou... pf. DIVINO. " Deu a louca na historia". Mas ainda sim é engraçado, pra quem não quer se aventurar no ramo do inglês é só googlar ai.
O bacana mesmo dessa série é que ela satiriza fatos, sendo que as vezes, utilizando a estética clichê de programas clichês de tv. Look
Aposto que todos já viram um programa assim, não é mesmo?;)
Alguem já ouviu falar sobre Henry VIII ? Um grande Tudor, declarado o mais poderoso entre eles. Bom, se você sabe quem é Henry VIII provavelmente sabe que ele foi o fundador da igreja anglicana, né? Pra poder se divorciar. Belas 6 vezes.
Bernini (nascido em Nápoles, 7 de dezembro de 1598 veio a falecer em Roma, 28 de novembro de 1680) foi um importante escultor, pintor, arquiteto, desenhista, cenógrafo italiano.
Bernini era filho de um escultor (Pietro Bernini) que o reconheceu como prodígio e o levou para conhecer o Papa Paulo V em Roma aos 8 anos de idade, foi ai que ele começou a trabalhar como um artista independente.Bernini esculpiu "The Martyrdom of St Lawrence" com apenas 16 anos de idade.
(The Martyrdom of St Lawrence)
Com o patrocinio do sobrinho do Papa Paulo V, o cardeal Scipione Borghese, ele se torna um escultor reconhecido, seus trabahos nesse periodo eram utilizados para enfeitar os jardins do mesmo.
Entre elas estavam A Cabra Amalthea e o busto do proprio Scipione Borghese.
(The Goat Amalthea with the Infant Jupiter and a Faun, com apenas 44 cm e cheia de detalhes,) (Busto de Scipione Borghese)
Aos 20 anos, o papa Gregório, fez Bernini se tornar um cavalheiro, assim Bernini era chamado de Cavaliere, o Papa seguinte Urbano VIII, fez-se amigo intimo de Bernini, tão intimo que Bernini poderia entrar à qualquer momento em seus aposentos, sem aviso prévio. Fez a ele um busto e seu túmulo.
Sua grande amizade com o Papa, favoreceu sua vida artistica, não apenas como escultor, mas também como arquiteto o que "transformou" Francesco Borromini, arquiteto, em seu rival. Essa rivalidade transformou Roma no que ela é hoje, uma cidade da arte barroca.
Apesar de Borromini possuir mais conhecimentos sobre arquitetura do que Bernini, o ultimo foi escolhido para a construção do Balquino da Basilica de São Pedro.
Bernini monta o projeto mas tem alguns problemas para coloca-lo em prática, pede ajuda de Borromini, que sai sem nenhum crédito por ajuda-lo.
(busto de Papa Urbano VIII)
Em uma de suas esculturas mais famosas Apolo e Dafne, Bernini também foi acusado pelo seu ajudante, de não dar devidos créditos por ele ter feito os louros nas mãos de Dafne.
(Apolo e Dafne, Bernini)
Bernini se apaixona por Costanza Bonarelli, esposa de um de seus assistentes Matteo Bonarelli, e logo toma-a para si, tanto na vida quanto na arte. Fez então seu busto, de uma maneira intima nunca retratada antes. Bernini gostava de retratar pessoas após as mesmas falarem, dizia ser um momento em que reflete a personalidade da mesma. Mas, enganado pelo amor, Bernini sofre. Pega Costanza traindo-o com seu próprio irmão, Luigi. O que mais se pode esperar de alguem que consegue se ferir? Como vingança bateu em seu irmão com uma viga de ferro. Fica famosa a frase " Bernini fez dois milagres, o primeiro: suas esculturas, o segundo: não ter matado o próprio irmão." A vingança não termina por ai... Bernini vai até Costanza e desconfigura seu rosto com uma faca, que não suficientemente foi presa por adultério Mas é claro que ele não poderia sair ileso dessa... Poderia? Pois é, saiu. Luigi foi exilado de Roma, enquanto isso, o Papa Urbano VIII concedeu perdão à o escultor. Injusta a vida? Não tanto... o Papa ainda mandou como penitencia Bernini se casar com Caterina Tezio, a mulher considerada a mais bonita de Roma, e que era filha de um advogado romano.
(Busto de Costanza)
MASS. A sorte está prestes a mudar para o escultor. O Papa Urbano VIII falece, sem seu escudo protetor, Bernini decai. É então elegido Papa Inocencio V. A partir dai as encomendas começam a serem feitas à seu rival Borromini, que ganha muito prestigio nessa época, Basílica de São João de Latrão, e Carlo Rainaldi, que constrói o palácio Pamphili e começou a edificar a igreja da Santa Agonia na Piazza Navona.
Bernini, que era respeitado, porém mais temido e odiado por seus poderes
quase ditatoriais exercidos sobre o mundo artístico romano e por sua
relação com o papa anterior, sofreu ainda a humilhação por causa de um
desabamento de um campanário da fachada de São Pedro devido a problemas
técnicos. Seus detratores o consideravam um mau arquiteto do ponto de
vista técnico e se vingaram. O papa Inocêncio X, no entanto, deu seu apoio e encomendou a Bernini a decoração do braço longo da basílica de São Pedro.
(O Êxtase de Santa Teresa)
E foi assim que sua sorte voltou, com essa encomenda o artista consegue reerguer-se em meio à Roma. O Êxtase de Santa Teresa
"atravessada por uma seta de amor divino por um anjo", tão sensual, tão carnal, uma experiência que ultrapassa o divino ao ponto de ser "tocável".
A flor que és, não a que dás, eu quero. Porque me negas o que te não peço. Tempo há para negares Depois de teres dado. Flor, sê-me flor! Se te colher avaro A mão da infausta esfinge, tu perere Sombra errarás absurda, Buscando o que não deste.
Não há o que dizer
Se todas as respostas já foram lançadas de altos relevos
Quaisquer que sejam minhas afirmações soarão falsas
Não há como ser feliz
Se felicidade é só questão de conceito,
Se nunca há de haver um segredo
E tudo é simplesmente existir